O Projeto



 Como sugere o nome, trata-se de oficinas de arte de rua desenvolvidas na região sul da cidade de São Paulo no destrito do Jd. Ângela. Este projeto tem o intuito de levar e agregar valores culturais ao cotidiano da comunidade e incentivar a produção artística da região, principalmente dos jovens e adolescentes  (e interessados).
 Graffiti de Ana Beatriz - 5 anos -
Técnica rolinho e tinta latex
O foco principal do projeto Rua D’Arte é o Graffiti, manifestação artística com a qual os jovens têm forte identificação por conter uma “linguagem” interdisciplinar e abordar temas urbanos, juvenis, protestantes, populares e contemporâneos. Mas esses jovens sofrem com a pouca informação sobre a história, técnica e conceitos dessa prática artística. Já que o Graffiti é pouco abordado nas escolas e a região sofre com a carência de centros culturais. E conta apenas com a casa de cultura da M’ Boi Mirim do Jd. Piraporinha que padece com a falta de recursos e apoio insuficientes de orgãos do Estado e Prefeitura de São Paulo.
O projeto Rua D’Arte procurando atender parte da demanda desses jovens propõe uma oficina que contextualize sobre a prática artística do Graffiti e a cultura de rua resultando em intervenções urbanas artísticas na região sul da cidade de São Paulo. Através de muros graffitados por educadores(as), artistas e educandos(as) como resultado de suas oficinas. Além destas intervenções o projeto oferece um evento de abertura com apresentações musicais, workshop inaugural, ministrado por um artista da velha escola (old school) do Graffiti brasileiro, seguido de performance de Live paint (graffiti ao vivo) com entrada franca. O que propicia aos participantes o contato direto com o artista possibilitando conhecer e aprender um pouco mais com seu processo criativo. Além disso, o projeto propõe saídas culturais para o estudo do meio com uma visita ao famoso beco do Batman (Rua Gonçalo Afonso) na Vila Madalena, reconhecido point do Graffiti brasileiro, e uma visita a uma exposição de Street art em galeria ou instituição cultural da cidade de São Paulo, ampliando os horizontes dos(as) educandos(as) e proporcionando uma análise comparativa.

Histórico do Projeto

2011

2012