Pular para o conteúdo principal

Graffitagem a todo vapor

No último final de semana, depois de estudarmos algumas técnicas de spray e  estêncil nas oficinas anteriores, educandos(as) e educadores colocaram as mãos na tinta para a produção de um painel coletivo. Partindo de exemplos práticos os educadores ensinaram algumas técnicas de spray e rolinho e suas  funções no desenvolvimento do Graffiti estilo livre. 
Educand@s em ação
Após algumas experimentações, em uma roda de conversa, os(as) educandos(as) foram instigados a observar e refletir o espaço de intervenção e, consequentemente, a realidade da comunidade onde estão inseridos. Dessa  observação e troca de ideias foram surgindo palavras geradoras relacionadas a realidade local expostas pelos(as) próprios educandos(as). Cada tema gerador surgido foi colocado na parede pelo educando ou educanda que o manifestou, e em cima de cada palavra geradora (como favela por exemplo) os educadores levantaram questões problematizadores a fim de gerar reflexão e aquecer o debate preenchendo o mural a cada manifestação dos(as) educandos(as).


Aninha e educand@s
Quando estávamos a poucos minutos do fim da oficina recebemos a visita das parceiras Ana Carolina e Vina Choi que trouxeram com elas muita disposição e energia dando uma outra dinâmica para a atividade que resultou  numa oficina extra de processo criativo do estêncil. Com a chegada e participação das mulheres algumas meninas que estavam só observando, apesar te termos outras educandas participando das atividades, se sentiram mais a vontade para participarem e acabaram se juntando ao grupo. O que mostra o quanto foi e é importante ter representantes ativas do sexo feminino participando de um coletivo, crew, grupo, Posse, e na cultura Hip Hop, e em outras diversas manifestações sejam elas artísticas, políticas, administrativas e/ou culturais, entre outras, e na sociedade como um todo. 

Vina Choi + educandos e o processo criativo do estêncil
Jennifer em ação


PC em ação
Roda de Conversa


Felipe Fazendo estêncil
Panorâmica de Mural Finalizado

André Luís + Educand@s do Rua D'Arte + Anderson Benelli = Mural Finalizado



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação de BINHO 3º mundo confirmada na festa de abertura do projeto Rua D'Arte

Em atuação desde 1984,   Fabio Luiz Santos Ribeiro mais conhecido nas ruas como   BINHO , é um dos pioneiros do Graffiti no Brasil e na América Latina e tem participação confirmada na festa de abertura do projeto Rua D'arte   que ocorre no dia 06/08 com realização do Coletivo Fora de Frequência e patrocínio do   VAI .   Além de suas atividades na Arte de Rua, Binho atua como curador de exposições e eventos e administra sua grife e loja  3º Mundo  marca registrada de seus Graffitis durante as décadas de 1980 e 1990 sempre acompanhada de uma barata. Hoje, sua logomarca. Engajado na disseminação da cultura de rua o artista contribuiu e contribui na produção de revistas e livros sobre o assunto, além da já citada atuação como curador.  No dia 06/08 Binho ministra uma oficina seguida de performance de live paint (pintura ao vivo) ou grafitagem, se assim preferirem. Logo, publicaremos mais informações sobre o evento de abertura do projeto , suas atividades e os parceiros env

Educand@s exploram as possibilidades do estêncil na prática

Nesta oficina demos continuidade as atividades iniciadas na semana anterior. Os(As) educandos(as), após a produção do estêncil autoral quando aprenderam na prática um pouco mais sobre esta técnica, partiram para o muro a fim de explorarem as possibilidades de uso da mesma, conforme as necessidades colocadas pela realidade local, arquitetura e proposta de intervenção.

Educandos fazem intervenção de Graffiti

 No dia 16 de Novembro aconteceu o último encontro do ciclo das oficinas de  Graffiti  ministradas pelo Coletivo Fora de Frequência na EMEF Zulmira localizada no Pq. Regina na zona sul da cidade de São Paulo. Neste último encontro os educandos interviram na quadra da escola utilizando  stencil  estudado e produzido processualmente durante as oficinas.   As imagens foram escolhidas,  stencil  produzidos, composição e planejamento do projeto de intervenção pelos próprios estudantes sempre sob orientação dos educadores.  Um pouco do processo e o resultado da intervenção pode ser conferido nas imagens abaixo: