Pular para o conteúdo principal

100% HIP HOP

Borracha Beat Box
Considerada uma das mais importantes cenas do Hip Hop em todo o mundo, São Paulo esbanja mil razões que só reforçam o título de “berço do rap nacional”. Do Norte ao Sul, da Leste a Oeste, as manifestações artísticas surgem de todos os cantos da Paulicéia para evidenciar os quatro elementos da cultura através da dança, da música, das cores ou da poesia.  Mais uma prova de toda esta vocação é o Projeto Rua D’Arte, que  aconteceu Sábado, dia 06/08, nas dependências da escola E.E. Profª Josefina Maria Barbosa. (retirado do site Catraca Livre).
A produção deste evento foi resultado da articulação entre dois projetos distintos envolvendo três organizações locais e a escola citada acima. Os projetos e organizações são as seguintes: o projeto Rua D’Arte, do Coletivo Fora de Frequência, e o Hip Hop Conectando Quebradas: de Inocência a Maria da Penha, do Centro Maria Mariá em parceria com a Associação A Banca
             Painel:   Tito 2 Mil Família   &   Binho 3º Mundo 
A produção do evento de abertura destes projetos totalizou a participação direta de 14 produtores culturais locais e 22 artistas, sendo 18 locais pertencentes a 8 coletivos diferentes. 

A festa contou com a apresentação de Borracha Beat Box e discotecagens de DJ Rebeldia e DJ Bola e reuniu os 5 elementos da cultura Hip Hop (DJ, MC, dança de rua,  conhecimento e o Graffiti). No elemento Graffiti tivemos artistas dos quatro cantos da cidade de São Paulo que marcaram presença no Rua D’Arte com suas intervenções. O projeto contou com a participação dos Graffiteiros: Binho da crew 3º Mundo residente da Z/N e um dos pioneiros dessa manifestação no Brasil e América Latina, Tito da crew 2 mil Família da Z/L, Grego da Z/S, Thiago Bender da Z/O e Rafael Patrese do Taboão da Serra. 


1º e 2º momento da oficina de Graffiti com Binho - fotos: Pezão
Binho, além do live paint (demonstração em pintura ao vivo), ministrou a 1ª oficina de Graffiti do Rua D'Arte que teve dois momentos. No primeiro momento rolou uma troca de ideia descontraída com os(as) educandos(as) sobre o Graffiti e seu dia-a-dia como artista aproveitou para observar algumas produções (desenhos) dos(as) educandos(as) e dar alguns toques. No segundo momento aconteceu a oficina prática no muro onde passou alguns exercícios de iniciação e deu orientações importantes de algumas técnicas de spray.



Marinho no beat box e Alanshark na rima

Alanshark do Fora de Frequência de improviso ministrou uma oficina de MC com alguns adolescentes presentes auxiliado por um de seus educandos mais antigos, Marinho no Beat Box.

DJ Bola da A Banca ministrou oficina de DJ e contou com participação empolgada dos educandos presentes.
Apesar de não ter contado com nenhuma crew participando do evento a dança de rua esteve presente com pequenas intervenções espontâneas do público.


Alanshark ministrando oficina de MC

O evento ainda contou com o seminário Construindo Consciência de Gênero mediado por Fabiana Ivo com mesa composta por Rosa Pontes (Semeando Gênero) e Gabriel Di Pietro (Instituto Sou da Paz) e o Caldo Cultural (caldo de mandioca) servido gratuitamente, ambos iniciativas trazidas pelo Centro Maria Mariá.
As atividades do dia foram encerradas com as apresentações musicais dos grupos Fora de Frequência, Pelo$ertoMatéria da RuaKbça MC  e A Banca encerrando com ensaio aberto que contou com participação de Kapoth MC, Diel, Marinho e Poesia Periférica. Todos são artistas residentes do distrito do Jd. Angela e empolgaram o público presente com suas apresentações.

O Coletivo Fora de Frequência agradece à tod@s que participaram com seu trabalho, arte e presença possibilitando que este evento acontecesse. 

Muito Obrigado à tod@s.



As meninas do Maria Mariá servindo o Caldo Cultural


Diel durante ensaio aberto da A Banca



Oficina de DJ com Bola da A Banca

Fabiana Ivo do Maria Mariá apresentando o seminário
Almoço coletivo
livros e folders
Binho - Live paint

Tito em ação
Thiago Bender

Thiago Bender intervindo

Grego Z/S
Rafael Patrese - Taboão da Serra

Painel: Grego e Rafael Patrese
Binho ministrando oficina de Graffiti



Show do Fora de Frequência - foto: Mara Girassol
foto: Mara Girassol                     Show Pelo$erto
foto: Mara Girassol  Show de Kbça MC e A Banca
Show Matéria da Rua                                            fotos: Mara Girassol




Público foto: Mara G
Menino improvisando durante o Ensaio Aberto









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação de BINHO 3º mundo confirmada na festa de abertura do projeto Rua D'Arte

Em atuação desde 1984,   Fabio Luiz Santos Ribeiro mais conhecido nas ruas como   BINHO , é um dos pioneiros do Graffiti no Brasil e na América Latina e tem participação confirmada na festa de abertura do projeto Rua D'arte   que ocorre no dia 06/08 com realização do Coletivo Fora de Frequência e patrocínio do   VAI .   Além de suas atividades na Arte de Rua, Binho atua como curador de exposições e eventos e administra sua grife e loja  3º Mundo  marca registrada de seus Graffitis durante as décadas de 1980 e 1990 sempre acompanhada de uma barata. Hoje, sua logomarca. Engajado na disseminação da cultura de rua o artista contribuiu e contribui na produção de revistas e livros sobre o assunto, além da já citada atuação como curador.  No dia 06/08 Binho ministra uma oficina seguida de performance de live paint (pintura ao vivo) ou grafitagem, se assim preferirem. Logo, publicaremos mais informações sobre o evento de abertura do projeto , suas atividades e os parceiros env

Educand@s exploram as possibilidades do estêncil na prática

Nesta oficina demos continuidade as atividades iniciadas na semana anterior. Os(As) educandos(as), após a produção do estêncil autoral quando aprenderam na prática um pouco mais sobre esta técnica, partiram para o muro a fim de explorarem as possibilidades de uso da mesma, conforme as necessidades colocadas pela realidade local, arquitetura e proposta de intervenção.

Educandos fazem intervenção de Graffiti

 No dia 16 de Novembro aconteceu o último encontro do ciclo das oficinas de  Graffiti  ministradas pelo Coletivo Fora de Frequência na EMEF Zulmira localizada no Pq. Regina na zona sul da cidade de São Paulo. Neste último encontro os educandos interviram na quadra da escola utilizando  stencil  estudado e produzido processualmente durante as oficinas.   As imagens foram escolhidas,  stencil  produzidos, composição e planejamento do projeto de intervenção pelos próprios estudantes sempre sob orientação dos educadores.  Um pouco do processo e o resultado da intervenção pode ser conferido nas imagens abaixo: