Pular para o conteúdo principal

A Presença Invisível de um Gigante Estrangeiro no Vale do Anhangabaú




Por Anderson Benelli
Imagem retirada do site oficial da dupla OsGêmeos
Na terça-feira, dia 14/02/2012, a obra  intitulada Estrangeiro da dupla OsGêmeos, intervenção feita no Vale do Anhangabaú durante as comemorações do ano da França no Brasil, foi apagada pela Prefeitura de São Paulo.
A dupla se pronunciou através de seu site oficial comunicando estar fora do país a trabalho e lamentando o fato. MAS, informando que já se sabia que a obra seria temporária desde o início, pois o edifício seria demolido. O que não desvalida o erro por parte da prefeitura o gigante só deveria sumir junto com o prédio, se este, realmente vir a ser demolido.
Por que apagar a obra se a mesma sumiria  junto com o prédio? Só pelo capricho de gastar o dinheiro público duas vezes sem necessidade?.

A gestão da prefeitura mais uma vez mostra sua imbecilidade. Já haviam apagado outro mural da dupla OsGêmeos, se não me engano em parceria com a Nina Pandolfo e Nunca, na Av. 23 de Maio, sob a desculpa de ter sido um engano por parte da empresa contratada. Na ocasião tiveram que pagar os autores do mural para fazer outra obra no mesmo lugar. Ou seja, a prefeitura pagou para apagar para depois pagar para refazer, gastando o dinheiro público duas vezes. 

A atual gestão, não só da cidade mas de todo estado de São Paulo, segue sua política higienista, apagando pixações e Graffiti, espancando estudantes na USP, doentes viciados na cracolândia, expulsando famílias de suas moradias de forma ditatorial e violenta em Pinheirinho e no Centro da cidade. E assim, negando o direito constitucional que garante, pelo menos no papel, um teto a essas famílias. Isso sem citar as favelas localizadas em áreas de especulação imobiliária que "misteriosamente" pegam fogo, como foi o caso da Favela do Moinho. 

Mas, o mais irônico disso tudo, é que, assim como não conseguem apagar o povo oprimido da cidade, pois este é a própria cidade. Não conseguiram apagar o gigante Estrangeiro. Pois, ele ainda está lá, bem mais feio é verdade, mas a silhueta CINZA ainda marca a sua presença invisível.

Comentários

  1. Achei que perdeu-se a chance de uma instalação com direito a linguagens midiáticas - foto e video sobre o evento da demolição do Gigante Estrangeiro! Uma pena, seria impactante.

    ResponderExcluir
  2. Incrível isso. Dá pra acreditar. Eu pensei exatamente a mesma coisa. Um vídeo em super slowmotion com a demolição do prédio e a queda do gigante seria uma bela obra de arte. Mas, como você bem colocou, perdeu-se a oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma Bola Fora das autoridades que somente usam a cidade de São Paulo, para promoção pessoal em seus projetos políticos. Nossa cidade tem um potencial criativo/produtivo/cultural e turístico.
    Nossa gente!!! como é possível o patrimônio Paulistano estar numa condição de abandono. Alguns prédios são sabe-se lá de quem, O Mosteiro de São Bento, algumas calhas estão sendo substituidas por canos de PVC, Até ai nada de mal pois alguém cuida, há um descaso um abandono.
    É lamentavel!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Participação de BINHO 3º mundo confirmada na festa de abertura do projeto Rua D'Arte

Em atuação desde 1984,   Fabio Luiz Santos Ribeiro mais conhecido nas ruas como   BINHO , é um dos pioneiros do Graffiti no Brasil e na América Latina e tem participação confirmada na festa de abertura do projeto Rua D'arte   que ocorre no dia 06/08 com realização do Coletivo Fora de Frequência e patrocínio do   VAI .   Além de suas atividades na Arte de Rua, Binho atua como curador de exposições e eventos e administra sua grife e loja  3º Mundo  marca registrada de seus Graffitis durante as décadas de 1980 e 1990 sempre acompanhada de uma barata. Hoje, sua logomarca. Engajado na disseminação da cultura de rua o artista contribuiu e contribui na produção de revistas e livros sobre o assunto, além da já citada atuação como curador.  No dia 06/08 Binho ministra uma oficina seguida de performance de live paint (pintura ao vivo) ou grafitagem, se assim preferirem. Logo, publicaremos mais informações sobre o evento de abertura do projeto , suas atividades e os parceiros env

Educand@s exploram as possibilidades do estêncil na prática

Nesta oficina demos continuidade as atividades iniciadas na semana anterior. Os(As) educandos(as), após a produção do estêncil autoral quando aprenderam na prática um pouco mais sobre esta técnica, partiram para o muro a fim de explorarem as possibilidades de uso da mesma, conforme as necessidades colocadas pela realidade local, arquitetura e proposta de intervenção.

Educandos fazem intervenção de Graffiti

 No dia 16 de Novembro aconteceu o último encontro do ciclo das oficinas de  Graffiti  ministradas pelo Coletivo Fora de Frequência na EMEF Zulmira localizada no Pq. Regina na zona sul da cidade de São Paulo. Neste último encontro os educandos interviram na quadra da escola utilizando  stencil  estudado e produzido processualmente durante as oficinas.   As imagens foram escolhidas,  stencil  produzidos, composição e planejamento do projeto de intervenção pelos próprios estudantes sempre sob orientação dos educadores.  Um pouco do processo e o resultado da intervenção pode ser conferido nas imagens abaixo: